As Aventuras de Huckleberry Finn

Autor Mark Twain
Coleção Tesouros da Literatura
ISBN 9789897076855
PVP 15.98€ (IVA incluído)
1.ª Edição junho de 2018
Edição atual 2.ª
Páginas 416
Apresentação capa mole
Dimensões 140x208x24,5 mm
Idade 11+
Categorias 2.º Ciclo de Ensino Básico 3.º Ciclo de Ensino Básico Plano Nacional de Leitura e Aprendizagens Essenciais Plano Nacional de Leitura e Aprendizagens Essenciais
  • Ler+

Plano Nacional de Leitura
Literatura - dos 9-14 anos 

As Aventuras de Huckleberry Finn é uma obra épica e memorável.

Huckleberry Finn e Tom Sawyer, numa das suas fantásticas aventuras, ficam ricos, ao descobrirem uma grande quantia de dinheiro que havia sido roubado. Esta descoberta vai naturalmente mudar a vida de Huckleberry Finn.

Não tardou até que Huck se visse obrigado a fugir do seu pai, alcoólico inveterado, que não via a hora de pôr as mãos no dinheiro do filho. Este é o mote para mais uma incrível viagem no Mississípi, na companhia de Jim, um escravo pacífico e ingénuo que tenta alcançar a liberdade no norte dos Estados Unidos.

As Aventuras de Huckleberry Finn assinalou um novo regresso do autor às suas memórias. A ironia, o humor e a crítica social são as marcas do incontestável talento de Mark Twain.

«Este livro é, acima de tudo, muito divertido, e é por isso que constitui uma leitura tão agradável e viciante - diria até que essencial para todos os jovens que gostam de ler, porque nos faz crescer enquanto pessoas e leitores.» in Introdução de João Reis

A Coleção Tesouros da Literatura, da qual este livro faz parte, oferece uma cuidada seleção de obras infantojuvenis aclamadas universalmente, muitas das quais são recomendadas pelas Metas Curriculares de Português e pelo Plano Nacional de Leitura.

Mark Twain

Mark Twain, pseudónimo de Samuel Langhorn Clemens, nasceu na Florida, em 1835. Aos quatro anos, a sua família mudou-se para Hannibal, uma pequena cidade à beira do Mississípi.

Quinze anos depois, após a morte de seu pai, abandonou a escola e começou a trabalhar como tipógrafo e assistente editorial. Em 1856, tornou-se piloto fluvial, começou a escrever textos de humor e encontrou o pseudónimo pelo qual ficou conhecido, «Mark Twain».

Mark Twain foi um aventureiro nato e a sua própria vida serviu de inspiração para a sua obra. Considerado o pai da literatura americana, é, segundo William Faulkner, «o primeiro escritor verdadeiramente americano, e todos nós apenas os seus herdeiros».

Outro grande escritor, Ernest Hemingway, elogiou o autor e referiu mesmo que «toda a literatura moderna americana vem do livro de Mark Twain As Aventuras de Huckleberry Finn. Toda a literatura americana vem daí. Nada foi feito antes. Nada tão bom foi feito depois.»