As Aventuras de Tom Sawyer

Autor Mark Twain
Coleção Tesouros da Literatura
ISBN 9789897075667
PVP 13.99€ (IVA incluído)
1.ª Edição novembro de 2017
Edição atual 2.ª
Páginas 320
Apresentação capa mole
Dimensões 140x208x21 mm
Idade 12+
Categorias 2.º Ciclo de Ensino Básico 3.º Ciclo de Ensino Básico Plano Nacional de Leitura e Aprendizagens Essenciais Plano Nacional de Leitura e Aprendizagens Essenciais
  • Ler+
  • Metas Curriculares

Plano Nacional de Leitura
Literatura - dos 9-11 anos - dos 12-14 anos

Uma obra fascinante com uma personagem principal inesquecível.

Tom Sawyer é um menino órfão, que vive com a sua tia Polly em St. Petersburg, Missouri. Reguila e destemido, está sempre a fazer gazeta, trocando a escola pelas margens do Mississípi, onde adora pescar, nadar e brincar aos piratas.

As aventuras mirabolantes vividas por Tom e seus companheiros, Huckleberry Finn e Joe Harper, são relatadas com um humor e realismo inigualáveis. Desde o feitiço do gato morto à alucinante caça ao tesouro, são inúmeras as passagens que denotam a grandeza da escrita e da imaginação de Mark Twain.

A par da dureza do rescaldo da guerra civil e da escravatura, Mark Twain conseguiu recriar uma memória feliz da idade da inocência. 

«Mark Twain criou, com Tom Sawyer, uma personagem simultaneamente astuta e inocente, trapaceira, mas bondosa, que mantém, até hoje, o seu poder de sedução.» in Introdução de João Reis

Nova tradução do reconhecido autor e tradutor João Reis.

Mark Twain

Mark Twain, pseudónimo de Samuel Langhorn Clemens, nasceu na Florida, em 1835. Aos quatro anos, a sua família mudou-se para Hannibal, uma pequena cidade à beira do Mississípi.

Quinze anos depois, após a morte de seu pai, abandonou a escola e começou a trabalhar como tipógrafo e assistente editorial. Em 1856, tornou-se piloto fluvial, começou a escrever textos de humor e encontrou o pseudónimo pelo qual ficou conhecido, «Mark Twain».

Mark Twain foi um aventureiro nato e a sua própria vida serviu de inspiração para a sua obra. Considerado o pai da literatura americana, é, segundo William Faulkner, «o primeiro escritor verdadeiramente americano, e todos nós apenas os seus herdeiros».

Outro grande escritor, Ernest Hemingway, elogiou o autor e referiu mesmo que «toda a literatura moderna americana vem do livro de Mark Twain As Aventuras de Huckleberry Finn. Toda a literatura americana vem daí. Nada foi feito antes. Nada tão bom foi feito depois.»