Desafio de Leitura, Escrita e Ciência

Prosseguindo a sua missão no âmbito da promoção da leitura e da literacia, para além das Feiras do Livro e dos Encontros com Autores, a 20|20 Editora lança nas escolas nacionais a 2.ª edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa. Após o sucesso da 1.ª edição, renovamos o desafio a alunos e professores.

Esta iniciativa inspira-se numa coleção recomendada pelo Plano Nacional de LeituraO Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo, autora e professora distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL, com uma Menção Honrosa pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade.

Numa altura em que o foco é retomar a normalidade e recuperar aprendizagens, a 20|20 Editora espera, assim, poder contribuir para a dinamização da comunidade escolar, para o reforço da interação entre estudantes e professores e para a promoção das competências de leitura e escrita e do gosto pela experimentação científica. 

Esta iniciativa vai também ao encontro do Plano para a Recuperação das Aprendizagens 21-23, aprovado em Conselho de Ministros, que preconiza, entre outras medidas, «a promoção do trabalho interdisciplinar e da aprendizagem a partir de problemas transversais». Destacamos, em especial, o ponto «Recuperar Experimentado», que salienta o seguinte: «A dimensão experimental no ensino das ciências é um dos principais factores motivadores para a vocação científica e um ativador da vontade de aprender, na medida em que envolve princípios exploratórios, a aprendizagem a partir do questionamento, o desenvolvimento do raciocínio e o uso pedagógico do erro. Para potenciar o ensino experimental das ciências, será alargada a Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, como recurso fundamental para o desenvolvimento curricular, em articulação com outros programas em vigor e a desenvolver na área das ciências e tecnologias.»

Os principais objetivos do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa:

  • Estimular a leitura, a escrita e a experimentação;
  • Incentivar o pensamento crítico e a criatividade;
  • Fomentar a transdisciplinaridade e o trabalho colaborativo.

Dirigido a alunos do 1.º Ciclo (3.º e 4.º anos) e do 2.º Ciclo, o desafio consiste na leitura de um livro da coleção e a escolha, por parte dos estudantes, de um momento da história em que as personagens se deparam com um problema para resolver. Os participantes terão de propor uma nova solução, escrevendo um texto que deve incluir a descrição de uma experiência, usando o protocolo experimental, tal como consta no final de cada livro (no Caderno de Experiências).

Os trabalhos devem ser enviados até 31 de março de 2022. As três turmas vencedoras serão anunciadas a 5 de maio de 2022.

Descubra os prémios, descarregue o regulamento, a ficha de inscrição e os restantes materiais de apoio através deste LINK.

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail escolas.bibliotecas@2020educação.pt.

***

O CLUBE DOS CIENTISTAS

A coleção O Clube dos Cientistas alia o prazer da leitura ao gosto pela ciência. As histórias, empolgantes e cheias de ação, são protagonizadas por três irmãos, a Catarina, o Chico e o Carlos, fascinados pela ciência e sempre em busca de novos mistérios. Para ultrapassar os desafios que surgem ao longo das histórias, os jovens recorrem aos seus conhecimentos científicos.

Vários títulos da coleção fazem parte do Plano Nacional de Leitura (PNL) e do catálogo LER+Ciência, uma parceria do PNL com a rede CIÊNCIA VIVA.