Suspense ou a Arte da Ficção

Autor Patricia Highsmith
ISBN 9789895642854
PVP 14.99€ (IVA incluído) Preço fixo até 31-07-2022
1.ª Edição março de 2021
Edição atual 1.ª
Páginas 144
Apresentação Capa mole
Dimensões 150x225x10,9 mm mm
Idade Adulto
Categorias Adultos Ensino Secundário Plano Nacional de Leitura e Aprendizagens Essenciais

Um ensaio de referência, que incide na escrita de ficção e a explica magistralmente, numa nova e melhorada tradução.

Patricia Highsmith, célebre ícone da literatura norte-americana e mestre do romance de suspense, deixa o aviso: este pequeno livro não é um manual de instruções. E acrescenta que o único segredo para o sucesso de um escritor é a sua individualidade. Cabe-lhe a ele arregaçar as mangas, dizer o que tem a dizer e nunca desistir. Ainda assim, a arte do suspense — e da ficção literária em geral — contempla um conjunto de aspetos, desde a ideia inicial para a história à laboriosa fase de reescrita e revisão, que merecem a atenção da prestigiada autora e alguns conselhos práticos.

Compondo um autorretrato enquanto escritora, Highsmith partilha neste valioso livro as inspirações, aprendizagens, êxitos e fracassos da sua longa e bem-sucedida carreira, oferecendo aos leitores uma chave para o seu sucesso.

«A maior escritora de policiais de todos os tempos.» — The Times

«Criou um mundo próprio — um mundo claustrofóbico e irracional, no qual entramos, todas as vezes, com uma sensação de perigo pessoal. […] Highsmith é a poetisa da apreensão.» — Graham Greene

«Ao ler os seus livros, fica-se com a impressão de estar sob a proteção de uma grande escritora.» — Peter Handke, Prémio Nobel de Literatura

«Uma das escritoras mais interessantes deste triste século XX» — Gore Vidal

Patricia Highsmith

Patricia Highsmith (1921-1995) nasceu em Fort Worth, no Texas, e aos seis anos mudou-se para Nova Iorque, onde frequentou o liceu Julia Richman e a Barnard College. No último ano do curso foi editora da revista universitária, tendo aos dezasseis anos decidido tornar-se escritora.

Foi vencedora dos prestigiados Edgar Allan Poe Scroll da Mystery Writers of America e o Grand Prix de Littérature Policière. Autora de vinte e dois romances e nove colectâneas de contos, Patricia Highsmith faleceu na Suíça, em Fevereiro de 1995. A sua obra conta atualmente com vinte e oito adaptações ao cinema e está traduzida em mais de quarenta línguas, tornando-a uma das mais bem-sucedidas escritoras de sempre.