Novela gráfica: a arte de conquistar leitores relutantes

Dez novelas gráficas para explorar um género em franco crescimento, que convida a descobrir clássicos ou obras contemporâneas, através de um apurado diálogo entre o texto e as ilustrações, que apela a leitores de todas as idades. De Orwell ao Minecraft, a diversidade é a regra.

A aproximação à leitura através da banda desenhada e da novela gráfica pode revelar-se uma estratégia muito eficaz na captação de novos leitores. A recente tendência editorial de um crescimento da publicação de novelas gráficas para todas as idades, tanto de clássicos da literatura como de novos autores, tem vindo a colocar este género literário no centro das atenções do público, da crítica e da imprensa especializada. 

As vantagens deste tipo de leitura são inúmeras. Em primeiro lugar, proporciona o contacto com textos, temas e autores muito diversos, incluindo nomes fundamentais da literatura universal, despertando a curiosidade sobre obras que, de outra forma, estariam pouco acessíveis. Além disso, contribui enormemente para o aumento da cultura visual e da sensibilidade estética. Pode também ajudar a promover o gosto pela leitura em leitores relutantes*, aqueles que normalmente têm mais dificuldade em pegar num livro de texto corrido. 

Reunimos aqui um conjunto muito diverso de novelas gráficas, que a 20|20 Editora tem vindo a publicar nos últimos tempos, sob diferentes chancelas (Booksmile, Fábula, Elsinore, Cavalo de Ferro, Vogais) e em resposta aos anseios do mercado. Do fenómeno bestseller do professor de História Yuval Noah Harari, Sapiens, aos controversos clássicos de George Orwell que marcaram o século XX, A Quinta dos Animais e 1984, passando por clássicos juvenis como Ana dos Cabelos Ruivos, que evoca um imaginário da infância capaz de apelar a leitores de todas as idades, pelas aventuras no universo Minecraft ou ainda por novas histórias e personagens para os dias de hoje.

Com economia de texto e exuberância visual, a novela gráfica é também um género que se adapta às caraterísticas da sociedade atual, onde a nossa atenção é permanentemente solicitada e a concentração se torna um desafio. De leitura rápida, fluida e intensa, estas obras permitem também aprofundar o olhar em leituras subsequentes. Recomendamos as seguintes obras:

Sapiens: A Origem da Humanidade (Novela Gráfica, vol.1) | 15+
Primeiro volume da extraordinária adaptação ilustrada do bestseller internacional. Com 248 páginas ilustradas a cores, apresenta o universo e as ideias de Harari a novos leitores.

Sapiens: Os Pilares da Civilização (Novela Gráfica, vol. 2)  15+
Carregado de humor e originalidade, o 2.º volume desta brilhante adaptação do fenómeno Sapiens narra a chegada da Revolução Agrícola e o início das grandes civilizações humanas.

A Quinta dos Animais (ilustrado por Ralph Steadman)  15+
Edição cartonada, com mais de 100 ilustrações a cores, de uma das obras mais controversas de sempre, sátira negra do séc. XX. Nova tradução, incluindo dois prefácios históricos de Orwell.

1984 (George Orwell): Novela Gráfica 15+
Adaptado por uma dupla francesa de renome, esta obra emblemática continua a interpelar-nos, questionando a nossa relação com a linguagem, o poder político e a liberdade de expressão.

Fome (Knut Hamsun): Novela Gráfica |  Autor PNL  15+
O célebre romance de Knut Hansum, considerado o início da grande literatura do século XX, adaptado a novela gráfica pelo artista norueguês Martin Ernstsen, numa obra premiada.

A Arte da Guerra: Novela Gráfica | 15+
Adaptação do famoso tratado sobre combate de Sun Tzu, com ilustrações do galardoado Pete Katz. Um clássico para uma nova geração de leitores.

Ana dos Cabelos Ruivos: Novela Gráfica | 11+
Uma edição que torna acessível este clássico do início do séc. XX, num estilo ao mesmo tempo moderno e fiel à época. A história promove valores universais como a coragem e a bondade.

Minecraft: O Monumento do Oceano: Novela Gráfica | Minecraft: A Viagem Até ao Fim!: Novela Gráfica  8+
O envolvente universo do Minecraft serve de inspiração a estas histórias empolgantes, contadas através de novela gráfica, formato atualmente em voga, muito apelativo para os mais novos.

Olívia 1: O Génio Espertalhão | Olívia 2: A Raposa Furiosa 8+
A Olívia é a heroína de uma nova coleção, no atraente formato de novela gráfica, com aventuras repletas de ação, mistério, humor, personagens caricatas e muito respeito pela natureza.

*Guia para incentivar a leitura de Novelas Gráficas

Motivação
As novelas gráficas podem revelar-se muito eficazes em atrair e motivar os jovens para a leitura. Várias bibliotecas adquiriram coleções de novelas gráficas e viram a circulação aumentar. Educadores e professores bibliotecários relataram um enorme sucesso na conquista de leitores através das novelas gráficas, particularmente populares entre os leitores relutantes, e em especial entre os rapazes, um grupo tradicionalmente difícil de cativar para a leitura. Ao mesmo tempo, as novelas gráficas com estruturas narrativas e enredos ricos e complexos podem também agradar aos leitores avançados. De facto, as novelas gráficas são suficientemente flexíveis para apelar tanto a leitores relutantes como avançados. Disponibilizar aos jovens todas as possibilidades, com diversos materiais de leitura, incluindo novelas gráficas, pode ajudar a formar leitores para a vida.

Leitores relutantes
As novelas gráficas podem ser atrativas para alunos que revelam dificuldades com os textos tradicionais. Mesmo os leitores considerados mais fracos sentem entusiasmo e vontade de gravitar em torno destes livros. Os leitores que não estão interessados na leitura ou aqueles que, embora sejam capazes de ler, preferem videojogos ou séries e filmes, podem ser puxados para uma história graças aos elementos visuais das novelas gráficas.

*Fonte: Scholastic